terça-feira, 6 de outubro de 2009


A Phoenix Assessoria Técnica em Seguros atua no mercado no segmento de vistorias prévias.
Tem como objetivo a execução dos trabalhos oferecidos, nas carteiras de Ramos Elementares, Aeronáuticos, Cascos Marítimos e demais ramos (exceto automóvel e vida).
Para a realização dos trabalhos, estamos utilizando equipamentos de informática (hardware e software) disponíveis no mercado, gerando total compatibilidade para a emissão dos trabalhos.
Além da execução dos trabalhos, estamos aptos a realizar outros trabalhos como:


  • Avaliação Patrimonial
  • Estudos para implantação de equipamentos para combate a incêndios (extintores e hidrantes)
  • Estudo para melhoria de riscos.
Principais empresas atendidas com o  Gerenciamento de Riscos
  • ELETROPAULO – Eletricidade de São Paulo;
  • Cia de Abastecimento Geral do Estado de São Paulo – CEAGESP;
  • VASP - Viação Aérea de São Paulo;
  • C.N.E.N. - Comissão Nacional de Energia Nuclear;
  • METRO – Cia do Metropolitano de São Paulo;e
  • Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP e
  • USP -  Univesrsidade de São Paulo
INCÊNDIO



O que é Incêndio?
Para fins de seguro podemos definir incêndio da seguinte maneira:
Incêndio é o fogo que se propaga, ou se desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos (danos).


Seguem da definição as seguintes observações.
Para que fique caracterizado a ocorrência de incêndio, para fins de seguro, não basta que exista fogo é preciso: Que o fogo se alastre, se desenvolva, se propague; que a capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer outro local em que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual; e que o fogo cause dano.
Por conseguinte, os fenômenos que citaremos abaixo, não são considerados incêndio para fins de seguro.
Coisas ou objetos submetidos voluntariamente à ação direta ou indireta do fogo, se inflamam ou se danificam, e o dano fica a eles limitados.

Exemplo:
Suponha que na fabricação de um produto qualquer, uma das etapas do processo consista no cozimento, ou no enxugamento do produto, ou no seu simples aquecimento.

É evidente que para a realização dessa etapa do processo necessitamos de equipamentos, como por exemplo: fornos, trocadores de calor, etc., todos operando de forma direta ou indireta com fogo.
Suponha ainda que houve algum descontrole ou desarranjo no equipamento, fazendo com que o fogo (ou o calor) danifique o equipamento e/ou o produto.
Se o fogo não se alastrar ou não se desenvolver, ficando confinado ao equipamento, ou seja, limitando-se a local onde ele ocorre habitualmente, esta situação não deverá ser considerada como incêndio, uma vez que faltou a propagação, condição essencial para se caracterizar incêndio do ponto de vista de seguro.

Combustão Espontânea, Aquecimento Espontâneo ou Fermentação.
Muitos produtos, principalmente de origem vegetal, em determinadas condições de armazenamento ou empilhamento, de umidade própria ou de temperatura e umidade ambientes, são suscetíveis de entrarem em processo natural e espontâneo de fermentação (transformação química) que, por sua vez, gera calor. A esse fenômeno de aquecimento espontâneo e combustão mais ou menos lenta e sem chamas (pelo menos até atingir certo desenvolvimento) dá-se o nome de combustão espontânea.



 A combustão espontânea difere fundamentalmente do incêndio em dois aspectos: a combustão é mais ou menos lenta, começa em seu interior e se desenvolve, de dentro para fora, nas pilhas ou volumes do produto, por ser uma reação intrínseca do material. Embora em casos dessa espécie haja combustão ou queima, desenvolvimento de calor e desprendimento de gases, faltam-lhes as chamas capazes de se propagarem, que são características do incêndio.


Dano Elétrico.


É comum que aparelhos ou condutores elétricos apresentem, por causas diversas, defeitos que provocam, com ou sem curto-circuito, superaquecimento e, consequentemente, derretimento de metais de ponto de fusão mais baixo, como, por exemplo, o cobre, que é o condutor de eletricidade mais utilizado.
Em quase todos os casos de desarranjo elétrico há, no final do processo, o aparecimento de chamas residuais.

Assim, embora em tais circunstâncias haja calor, combustão e muitas vezes chamas residuais, não há incêndio nem dano causado pelo fogo, apenas, dano elétrico.
 Em grande número de casos, a simples interrupção da corrente elétrica faz cessar o desenvolvimento do fenômeno.

AERONÁUTICOS



Dono da maior frota de helicópteros do mundo, o Brasil desponta agora como mercado promissor também para os aviões executivos. Das 11,2 mil aeronaves registradas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anvisa), 800 pertencem à categoria executiva.
O número parece baixo, mas é suficiente para fazer da frota brasileira a maior do hemisfério sul e a terceira do mundo, atrás, apenas, dos Estados Unidos e do Canadá.


A crise aérea e a dificuldade de locomoção cada vez maior por vias terrestres estão contribuindo para o aumento da procura pelo transporte aéreo alternativo. E o segmento ainda tem muito para crescer.

As companhias aéreas comerciais do Brasil oferecem hoje cerca de 150 destinos domésticos. É pouco para um país com 5,5 mil cidades e 2,6 mil pistas de pouso autorizadas. Os dados mostram ainda que São Paulo é o Estado com o maior número de registros: 3.641.

 Em seguida vêm Mato Grosso (941), Minas Gerais (911), Rio Grande do Sul (891), Rio de Janeiro (818) e Goiás (753). A Anac ressalta, porém, que o local de registro de uma aeronave não é necessariamente o mesmo onde ela opera.

Assita a reportagem







NAÚTICOS



O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chuí, numa extensão de 7.408 km, que aumenta para 9.198 km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral, ao longo do litoral se alternam praias, falésias, dunas, mangues, recifes, baías, restingas e outras formações menores.


Litoral Norte:
Formado por sedimentos recentes, havendo o predomínio de restingas, lagunas e mangues;
Litoral Nordeste:
Nele se localizam belas praias e dunas, além de alguns importantes portos comerciais;
Litoral Leste:
Além de belas praias e portos importantes, abriga restingas, mangues, recifes e também algumas barreiras;
Litoral Sudeste:
Caracterizado pelas costas baixas e falésias, apresenta também restingas, lagunas e mangues na sua parte sul. É o mais movimentado do país, com importantes portos comerciais, como o de Santos e o do Rio de Janeiro;
Litoral Sul:
Formado por costas baixas e arenosas, além de extensas lagoas no Rio Grande do Sul. Os principais portos são Itajaí, Paranaguá e Rio Grande.

Tal característica faz com que nosso litoral seja beneficiado pelas condições favoráveis de navegação durante o ano inteiro. Desta forma o numero de embarcações para lazer triplicou pelo custo reduzido muitos até com valor de um automovel importado.



Várias seguradoras criaram coberturas exclusivas para esse tipo de risco em sua maioria assim descritas:

Embarcações

  • Lancha ou iate
  • Barco à vela (com ou sem motor)
  • Jet-boat e flex-boat










Cobertura Básica

Perda total
Assistência e salvamento à embarcação
Danos parciais
Roubo ou furto qualificado total
Operação de colocação e retirada de água
Participação em competição de pesca

Coberturas Adicionais


- Responsabilidade civil do proprietário da embarcação
   (Rembolso de indenização ou despesa com terceiros, em conseqüência de acidentes com a embarcação do segurado).
- Participação em regatas a vela, inclusive danos a mastros e velas;
- Transporte terrestre em todo o território nacional para embarcações até 25 pés;
- Roubo e/ou furto parcial de equipamentos fixos e não fixos, para embarcações com 30 pés ou mais e
- Reembolso de despesas por remoção de destroços.










Dependendo da seguradora são oferecidas outras vantagens como:


- Navegação sem limites em águas territoriais brasileiras, desde que observada a autonomia da embarcação, estabelecida pela Capitania dos Portos
- Extensão do limite de navegação para viagens internacionais
- Descontos especiais por ampliação da participação do segurado nos prejuízos, experiência, operação exclusiva em lagos, lagoas e rios de água doce e para barcos à vela .

    CONSULTE SEMPRE SEU CORRETOR DE SEGUROS